empreendedorismo
empreendedorismo
Empreendedorismo não significa criar coisas grandiosas, mas sim construir os seus sonhos

É claro que em momentos de crise como o que estamos vivendo atualmente no Brasil, muitas pessoas despertam o seu lado empreendedor em alguns momentos do dia, porém ao iniciar suas pesquisas tomam conhecimento quanto as dificuldades que é empreender em um país que pouco faz para incentivar e desenvolvelver o micro, pequeno e médio empreendedor.

O fato mais recente que posso me lembrar agora, foi a alteração do processo de cobrança de ICMS para vendas online, onde esta mudança deixa ainda mais complexo o processo de venda e geração de riquezas para o país.

Mas esse tipo de situação faz parte da jornada do empreendor diariamente, assim como a busca constante por informações sobre o segmento que deseja atuar, participação em feiras sobre empreendedorismo, feiras do Sebrae, participando de grupos de discussão nas redes sociais entre outros.

Empreendedorismo em 4 passos importantes que funcionaram para mim

Meu objetivo aqui é compartilhar um pouco do que fiz quando dei início a minha jornada empreendedora em apenas 4 tópicos que vou dividir com você, são eles:

Passo 1: Dedique algum tempo do seu dia para pensar sobre o que de fato te faz feliz.

Parece bobeira isso, mas pense no que você faz hoje, pense no motivo que levou você a se questionar e decidir procurar informações sobre empreendedorismo. Imagino que se você está procurando algo sobre o tema, imagino que você não deva estar feliz com alguma coisa na sua vida professional, não é mesmo

Passo 2: Após, de fato, identificar o seu caminho, começe o trabalho de definições e planejamento.

O primeiro passo efetivo para empreender é ter ter um rumo. Para isso, siga os passo que listo aqui:

> Defina a área de atuação do seu negócio (seu bairo, sua cidade, cidades próximas, o país todo ou por que não, o mundo)

> Descreva qual seria o seu cliente ideal, seriam homens, mulheres, qual a idade dele?

> O que você vai resolver pra ele caso este cliente compre o seu produto?

> Qual seria o seu produto ideal? O que você poderia dizer sobre ele que chamaria MUITO a atenção do seu cliente? Do tipo: “Nossa, que produto TOP! Quero comprar!”

> Pesquise muito sobre marketing digital e entenda que este é o novo mundo que se forma e é também o jeito mais “fácil” para se começar. Caso julgue interessante, deixe um comentário que monto para você um post apenas sobre marketing digital, ok.

Passo 3: Por ultimo, mas não menos importante, siga pessoas inspiradoras. Pessoas que, assim como você, um dia pensaram e tomaram a decisão de largar sua viva de empregado e viver o seu próprio sonho.

Passo 4: Procure fontes de conteúdo que você sinta que vai agragar informação útil e segura, fuja de oportunistas sem experiência concreta, pois tenho visto muita gente falando e opinando sobre o que não teve como experiência e isso nos faz andar para tras e nos trava.

Então você pensa – o que é empreender? – empreender é tomar a descisão de não deixar que o seu trabalho e esfoço construa o sonho de outra pessoa, mas sim o seu. Traçe um plano, siga ele com dedicação e o resultado virá com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.