inbound-marketing
inbound marketing
Inbound Marketing, ou marketing de atração, por meio de conteúdos úteis e relevantes

É difícil explicar em poucas palavras e de forma objetiva o que é inbound marketing ou marketing de atração. Mas eu encontrei uma forma mais prática de descrever esta estratégia que vem sendo a mais utilizada por quem quer vender mais na internet.

A boa notícia pra você é que esse conhecimento é, ainda, pouco difundido aqui no Brasil e trata-se de um conceito bastante abrangente e não tem tido a devida importância por parte dos empresários aqui no Brasil.

Bom, vou tentar simplificar de forma simples: o inbound marketing no wikipedia é a estratégia de atrair o público e entregar conteúdos diversos de qualidade ou que de fato seja útil para o seu público alvo. Uma boa forma de iniciar um relacionamento com seu futuro cliente é oferecer à ele um conteúdo que resolva o seu problema, seja através de um vídeo, e-book, blog, infográfico ou até mesmo através do seu produto.

Esse último, o seu produto, é o objetivo final de uma estratégia de inbound marketing. Entendeu? 🙂

É isso mesmo, você atrai o seu público, ganha a confiança dele, interage e no momento correto realiza a sua oferta do produto ou serviço. É simples não? Em muitas reuniões que tenho a oportunidade de apresentar esta estratégia, vejo no rosto das pessoas um ar de “como pode ser simples assim?”, “esse cara está querendo nos enganar…” ou algo do tipo.

Mas acredite, a parte mais difícil desse processo é a criação do conteúdo. Não são todas as pessoas que tem a facilidade de escrever, gravar vídeos ou escrever e-books num estalar de dedos. Mas isso não é um problema definitivamente, pois existem diversos profissionais capacitados na internet para realizar esta tarefa para você e o melhor, com custos realmente baixos. Caso queira saber mais sobre alguns serviços com esta finalidade, deixe um comentário que respondo pra você.

Mas existem outras formas de inbound marketing que podem ser utilizadas, entre elas posso citar: webinários, podcasts, testes de produtos, questionários, pesquisas, fóruns, conteúdos em redes sociais, táticas de SEO e até ações de relações públicas entram no conceito de inbound marketing.

O maior objetivo do inbound marketing é ampliar a comunicação com o público-alvo e construir uma relação duradoura, de construção de confiança mesmo, tornando seu produto ou marca referência em um determinado assunto ou segmento de mercado.

Vantagens do inbound marketing

Além de criar um relacionamento muito mais profundo com o seu público, o inbound marketing ainda tem a vantagem de ser muito mais barato que o outbound marketing, aquele marketing tradicional (mais exatamente 62% de economia, segundo pesquisas da área).

Outro dado interessante com relação aos investimentos, é que empresas que utilizam blogs em sua estratégia de inbound marketing conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma. Isso significa que mais gente está indicando os artigos e textos publicados ali.

Em resumo, podemos dizer que o inbound marketing não capta diretamente os clientes, mas atrai o público pelo o que a marca representa como autoridade no assunto, pelo o que ela cria e divulga em termos de conteúdo relevante.

Desta maneira, podemos concluir que o inbound marketing atrai tráfego para o seu site, aumenta a relação de confiança entre marca e consumidor e é, sim, capaz de converter o visitante em lead (e depois em cliente). Vale a pena pensar no assunto!

*Em colaboração com Leelah Inteligência Digital (Leelah Inteligência Digital)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.