consultoria de marketing digital para pequenas empresas

Resolvi escrever este post para responder alguns e-mails que tenho recebido de micro e pequenos empresários pergunta sobre se vale a pena fazer uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas, e minha resposta é SIM, vale muito. Vou te provar porque acredito tanto no marketing digital e como você, empresário de pequena empresa, pode realizar alguns passos simples para colocar sua empresa nos resultados de busca do Google, Bing, Youtube entre outros.

Quando você está procurando por um produto ou serviço o que você faz? Provavelmente sua resposta será: “Digito no Google”

Então vem uma segunda pergunta que grande parte dos empresários não consegue responder ou nunca se preocupou em ao menos entrar no Google e digitar seu produto ou serviço na barra…

 

consultoria de marketing digital

 

Imagino que nesse momento já tenha feito isso e visto que muito provavelmente sua empresa, produto ou serviço não apareceu no resultado, correto? Alguns fatores podem estar ocorrendo:

  • Você realmente não está na internet, com um site ou anúncio pago
  • Você até tem um site, porém ele não está indexado no Google por algum motivo
  • Seu site está indexado no Google, porém não aparece na primeira página
  • Seu site aparece nos resultados de busca, porém na 13o. página

 

 

Tudo isso aí que listei aí em cima pode ser resolvido de forma simples, porém você tem 2 caminhos a seguir…

  • Buscar conteúdo no Google ou Youtube e aprender como fazer por conta própria, e posso garantir que funciona muito bem, entretanto vai te tomar algumas horas de dedicação
  • Contratar um especialista em marketing digital ou um consultoria de marketing digital para pequenas empresas, que vai resolver o problema em alguns dias

Recentemente eu escrevi um artigo dando um exemplo sobre o mercado de venda de colchões o qual falo em um pouco mais de detalhes sobre um estratégia muito tranquila de implementar, aqui.

Algumas iniciativas simples podem ser tomadas por você mesmo, além de ter um site no “ar” é claro, e podem já resolver 50% dos seus problemas com relação a presença online da sua empresa, produto ou serviço. São elas:

#1 Coloque seu site dentro do serviço Local 3-Pack do Google

Não sabe o que é isso? Então, sabe aquele mapinha que aparece nos resultados de busca e dentro dele existem 3 empresa ali listadas? Algumas vezes o seu concorrente está lá, mas você não sabe o porque.

 

consultoria de marketing digital local 3 pack

 

#2 Cadastre sua empresa, produto ou serviço no Google Meu Negócio

Simples assim, apenas entre no Google Meu Negócio e cadastre sua empresa para ela comece aparecer nos resultados de busca.

 

Como cadastrar no google meu negócio

 

Mas antes de iniciar o cadastro, faça algumas fotos do seu negócio, deixe em uma anotação a parte todos os dados de sua empresa, como: Razão Social, CNPJ, Telefone+DDD, Endereço+CEP e uma descrição bem simples e objetiva sobre o que sua empresa, produto ou serviço entrega a quem está precisando. Por exemplo:

“Nossa Boutique de Carnes está no mercado desde 2012 servindo com qualidade os mais variados cortes de carnes nobres com o melhor preço da região. Faça-nos uma visita e ganhe 5% de desconto apenas dizendo que conheceu nossa empresa no Google.”

Esse vídeo aqui vai te dar uma boa visão de como fazer esse processo, então invista uns 25 minutinhos para assistir e tome nota de todos os itens importantes, caso tenha qualquer dúvida não perca tempo, me envie um e-mail com sua dúvida, ok.

 

 

 

#3 PENSE EM UMA PALAVRA-CHAVE QUE REPRESENTE MUITO BEM O SEU NEGÓCIO

Alguns empresários que já conhecem alguma coisa sobre o marketing digital e SEO vão pensar: “Mas como assim, crio da minha cabeça as palavras-chave do meu negócio?” Calma, só uma explicação mais aprofundada aqui.

Realmente você não deve simplesmente pensar em uma palavra-chave que defina o seu negócio de dizer que ela está eleita e sair divulgando em todos os cantos. Você deve fazer o mínimo de pesquisa para definir qual ou quais palavras-chave usar para os seu negócio, para isso existem 3 formas para você fazer.

 

 

A primeira delas é utilizar o planejador de palavras-chave do próprio Google, porém para isso você precisa realizar um cadastro de criar uma campanha para começar a pesquisar suas palavras por lá.

Outra forma mais simples, porém um pouco limitada é utilizar ferramentas alternativas como o KeyWordTool onde você pode iniciar seu trabalho sem muita complicação. Mas ainda existe uma ferramenta bastante interessante, e pouco utilizada, que são os próprios resultados de busca do Google.

 

Pesquisas relacionadas do Google

Isso mesmo, após realizar uma busca no Google, role a página até o final e veja quais os termos relacionados ao seu negócio o qual existem buscas, porém na grande maioria das vezes são pesquisar que estão sendo realizadas, mas ninguém está respondendo a estar perguntas, inclusive o seu concorrente.

Você deve ter percebido até aqui a coisa não é tão complexa assim, mas é claro, para que eu detalhe cada uma delas aqui nesse post eu levaria algumas boas horas escrevendo e a chance de você não ter tempo seria grande. Outro ponto, já existem vários materiais bem detalhados disponíveis no Google, Youtube entre outros para você consulta.

Diante de tudo isso, gostaria de saber que você ainda acha que buscar uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas é necessário ou não… essa resposta pode ser SIM ou NÃO, tudo depende de quanto tempo você tem disponível para pesquisar sobre esses 3 pontos que citei aqui.

 

Mas vale a pena contratar uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas?

Por isso eu digo que: “Quem conhece de mecânica, conhece de mecânica. Quem conhece de marketing digital, conhece de marketing digital”, então se você não tem tempo para descobrir como um motor funciona, procure um mecânico e mesma regra vale para responder a pergunta sobre se vale a pena buscar uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas.

Esse meu blog pessoal tem como objetivo ajudar empresários e empreendedores de todos os tamanhos, por isso peço a você que deixe um comentário, sugestão ou crítica para os próximos conteúdos sejam ainda mais completos. Ah, deixe também alguma sugestão de tema que você queira receber e assim que estiver pronto você pode ser o primeiro a saber caso deixe seu e-mail no box abaixo, ok. Enjoy!!!

 

 

 

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